Posso vender o campo que recebi de herança antes de concluir o inventário?

Na vastidão dos campos e terras férteis do nosso Rio Grande, a compra e venda de imóveis rurais são comuns na economia local. 

Muitas vezes nos deparamos com uma complexidade adicional: herdeiros que querem vender suas propriedades rurais, que ainda estão em nome de parentes já falecidos. Essa situação exige atenção especial e reforça a necessidade de contar com assessoria jurídica para garantir a segurança do negócio – tanto para o vendedor quanto para o comprador. 

Como imóveis rurais registrados em nome de pessoas já falecidas envolvem procedimentos específicos – como a realização do inventário, que exige a quitação de todas as dívidas do falecido e impostos, por exemplo – todos esses fatores farão parte do negócio. 

Após analisar detalhadamente os documentos, o advogado poderá apresentar o panorama geral da sucessão da propriedade registral do campo, para, a partir daí, projetar com as partes envolvidas como se dará o modelo de negócio. E então iniciar as negociações. 

Questões relevantes deverão ser definidas: o comprador irá comprar “direitos de herança”? Ou prefere aguardar a finalização do inventário, realizando adiantamentos pontuais para os vendedores terminarem o procedimento? 

Assim, a elaboração de um bom contrato é fundamental. Isso protege os interesses de todas as partes envolvidas, estabelecendo claramente os termos e condições da transação. 

A assessoria jurídica adequada pode evitar futuros conflitos, economizando tempo e recursos. Evitar ou solucionar problemas antes que se tornem complicados é uma parte importante do nosso trabalho. 

Além disso, um litígio envolvendo esse tipo de negócio tende a se arrastar por anos na Justiça, frustrando todas as partes envolvidas e ocasionando custos que poderiam ser evitados. 

Em resumo, a compra e venda de imóveis rurais que estão em nome de parentes falecidos é uma tarefa que requer cuidado. A segurança jurídica deve ser levada a sério para evitar problemas no futuro.  

Para garantir um negócio seguro e bem-sucedido, procure um escritório de advocacia de sua confiança para assessorá-lo. 

Conte conosco!