Ser acionado pela justiça para pagar uma dívida é uma situação estressante. Afinal, isso significa que o credor não conseguiu receber o valor devido de forma convencional e decidiu recorrer ao Poder Judiciário.
Neste caso, o devedor tem algumas opções. A melhor delas vai depender das circunstâncias específicas do caso, como o valor da dívida, a possibilidade de pagamento e a existência de contestações sobre a dívida.
- Pagamento:
Opção mais simples e direta. Quando o devedor reconhece e tem condições de pagar a dívida, ele poderá quitá-la – à vista ou a prazo. Isso evitará que a situação se agrave, com o acréscimo de juros, multas e ônus processuais.
- Negociar a dívida:
Se o devedor reconhece a cobrança, mas não tiver condições de pagar a dívida integralmente, pode tentar negociar com o credor. Para isso, é importante apresentar uma proposta concreta e que seja viável financeiramente. As circunstâncias do caso concreto irão ditar os rumos da negociação.
- Discutir a dívida:
Se o devedor acredita que não deve, ou que o valor cobrado é muito alto, poderá contestar judicialmente a dívida. Para isso, é fundamental contar com o auxílio do advogado de sua confiança, que irá analisar o caso e apresentar as melhores estratégias de defesa.
Fui citado em uma execução, o que fazer?
Se você for acionado pela justiça para pagar uma dívida, o primeiro passo é verificar a veracidade da cobrança, bem como do valor. Se a cobrança for legítima, é importante avaliar as suas opções e tomar as decisões tempestivamente.
O ideal é que você procure um advogado para que ele possa lhe orientar a tomar decisões conscientes e de acordo com a sua realidade.
Conte conosco!