Após a minha morte, o que acontecerá com os meus bens se eu não deixar testamento?

No dia a dia de nosso escritório, os clientes indagam sobre o que acontecerá com os seus bens após a sua morte – Doutor, o que acontecerá com os meus bens se eu morrer sem deixar testamento???

No conteúdo de hoje, o advogado e mestre em Direito Frederico Thaddeu Pedroso vai responder a pergunta. Sem enrolação, vamos lá!

Se você não deixar testamento, seus bens serão distribuídos de acordo com as previsões legais vigentes ao tempo de sua morte. Isso pode não refletir os seus desejos e causar conflitos entre os seus herdeiros.

 

1) Muito provavelmente, os seus bens serão divididos entre os seus parentes mais próximos (herdeiros legítimos). Em termos práticos, a herança será dividida entre eles  – os descendentes (filhos, por exemplo), os ascendentes (pais, por exemplo) e o cônjuge ou companheiro sobrevivente. Veja que se você não deixar um testamento, pessoas que você ama podem ficar de fora.

2) O testamento pode ser utilizado para nomear um tutor para cuidar de filhos menores de idade ou dependentes com necessidades especiais, o que oferece mais segurança e tranquilidade para a família; Se você não fizer um testamento e tiver filhos menores que necessitem de um tutor após a sua morte, ele será nomeado pela Justiça. Pode não ser a pessoa que você escolheria.

3) Caso não seja possível localizar nenhum parente, a herança pode ser destinada ao Estado.

 

Se você possui patrimônio, é importante pensar na possibilidade. Fazer um testamento é uma maneira de garantir que seus bens sejam distribuídos de acordo com as suas vontades. Nada mais justo, não acha? Com o testamento, desde que respeitada a lei, é possível escolher herdeiros específicos, deixar bens para amigos, instituições de caridade ou qualquer pessoa que deseje beneficiar.