Posso pedir aposentadoria sozinho? Sem advogado.

A resposta é sim. Atualmente, o sistema de pedidos ao INSS é totalmente eletrônico. Diversos regimes próprios também oferecem para os seus segurados a possibilidade de realizar requerimentos de forma totalmente eletrônica. Entretanto, é importante ter em mente que o segurado que realizar pedidos sem uma assessoria jurídica poderá sofrer prejuízos. O conteúdo de hoje é sobre isso. Vamos lá! 

 

1) Você pode não receber o benefício ao qual tem direito. As leis de aposentadoria são complexas e sofrem mudanças constantes. Um entendimento sistêmico e adequado de todas as regras e requisitos é adquirido a partir de muito estudo e prática. Um advogado poderá ajudá-lo a entender as regras e garantir que você receba o benefício completo ao qual tem direito. 

 

2) Você poderá perder tempo e dinheiro. O processo de solicitação da aposentadoria pode ser longo e complicado. Caso haja a insuficiência de um documento ou de qualquer outra prova que seja, o pedido será rejeitado. Um advogado pode ajudá-lo a montar a melhor estratégia, reunir toda a documentação necessária e assim evitar que você perca tempo e dinheiro. 

 

É comum que os efeitos financeiros de um pedido ao INSS, por exemplo, sejam retroativos à data do requerimento. Ou seja, se você teve um requerimento feito em 2021 rejeitado por uma “barbeiragem” e não houver mais possibilidade de reforma da decisão, terá de fazer um novo pedido e terá perdido a possibilidade de receber “atrasados”. 

 

3) Você pode não ter êxito. O processo de solicitação da aposentadoria pode ser difícil, até mesmo se realizado por um advogado. O INSS certamente negará o requerimento se você não tiver toda a documentação necessária ou se não cumprir todos os requisitos. Se você optar por ter uma assessoria técnica desde o princípio, o advogado poderá ajudá-lo a aumentar suas chances de sucesso. 

 

4) Receber um benefício de valor inferior ao que você tem direito. O advogado pode auxiliar em bolinar a melhor estratégia possível para a realização de seu pedido. Muitas vezes, aguardar alguns meses para realizar um pedido de aposentadoria pode elevar muito a renda inicial de seu benefício. Ao multiplicar a diferença de valores pela sua expectativa de vida, você pode se surpreender pelo montante de dinheiro que poderá “deixar na mesa”. Já tivemos clientes que poderiam ter perdido valores expressivos e que, a partir de nossa orientação, tiveram concedida a melhor aposentadoria possível.

 

Portanto, se você está pensando em pedir aposentadoria ou realizar qualquer pedido previdenciário, é importante consultar um advogado. O profissional lhe ajudará a entender as suas opções e garantirá que você receba o melhor benefício possível.